O pão caseiro tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos com a sua textura macia, aroma irresistível e sabor incomparável! Esta deliciosa alternativa ao pão industrial oferece diversos benefícios para a saúde e o bem-estar, além de proporcionar uma experiência culinária gratificante.
Esta é uma atividade extremamente viciante, pois começamos por fazer o pão simples, tentamos o integral, o multigrãos, experimentamos o recheado ou com frutos secos e quando damos conta estamos em família a enrolar croissants e nunca mais queremos parar.
O aroma inebriante de pão caseiro feito no forno, a crosta crocante, o miolo macio e saboroso... esses são apenas alguns dos deleites que o pão caseiro proporciona. Mais do que um alimento, é uma experiência sensorial que faz a ponte entre a tradição e o sabor autêntico.
Se ainda tem dúvidas relativamente a esta prática milenar, sugerimos que de uma vista de olhos aos motivos que pelos quais deve começar a fazer pão na sua casa!
Estes aspetos diferenciam o pão caseiro do pão industrial. Para além de conseguir selecionar detalhadamente os ingredientes que quer utilizar na sua confeção, a sua casa ficará envolvida pelo cheirinho de pão acabado de cozer!
Ao fazer pão em casa, tem total controlo sobre os ingredientes utilizados, optando por opções mais saudáveis e nutritivas, como farinhas integrais, grãos e sementes. Além disso, consegue eliminar sódios e conservantes artificiais, que normalmente estão em abundância no pão industrializado.
Existe uma grande diversidade de receitas de pão que pode explorar! Desde receitas tradicionais que pode fazer em forma de silicone excelente para preparar pão integral e tão prática que dá para ir à máquina de lavar louça.
Até receitas de pão de hambúrguer, neste caso aconselhamos, para ser mais fácil a confeção, a nossa forma de silicone para pão de hambúrguer que previne os alimentos de se queimarem, é fácil de limpar e poupa espaço ao guardar.
Preocupa-se com o consumo de produtos industrializados? A alternativa de produção caseira de pão contribui para um estilo de vida mais consciente e sustentável, para além de, proporcionar autonomia na escolha dos ingredientes e no processo de produção.
A nível de educação alimentar, fazer pão com as crianças pode ser uma ótima oportunidade para ensinar sobre alimentação saudável e incentivar o consumo de alimentos frescos e nutritivos.
250 g farinha de centeio
250 g farinha de trigo
15 g fermento fresco ou 4 g fermento seco
12 g sal
12 ml vinagre
340 ml água
Numa taça adequada para preparar massa, colocar as farinhas de centeio e trigo, o vinagre e sal. Dissolver o fermento fresco em 340 ml de água morna misturada com um pouco de açúcar, deixar levedar por momentos, colocar numa taça com farinha e misturar bem. Se utilizar fermento seco, adicione-o à farinha em vez do fermento fresco. Amassar a massa muito bem e preparar para levedar.
Numa base de estender massa polvilhada com farinha, moldar a massa preparada numa bola e colocar no cesto pulverizado com Spray desmoldante para formas DELÍCIA ou pincelado com óleo de girassol. Colocar o cesto com a massa na taça para levedar pão, tapar com um pano de cozinha e deixar levedar aproximadamente 2 horas num local morno.
Colocar na parte de baixo do forno um recipiente com água e pré-aquecer o forno a 250 ºC. Cuidadosamente desenformar a massa levedada no cesto para o tabuleiro de forno aquecido, pincelar com água e sal e deixar cozer por 5 minutos na parte central do forno.
Retirar o recipiente com água do forno e deixar cozer o pão por mais 5 minutos à mesma temperatura. Depois reduzir a temperatura no forno para 160 ºC e cozer o pão por mais 35 minutos.
Retirar do forno o tabuleiro com o pão cozido e deixar arrefecer.
Conselho útil: Para verificar se o pão está completamente cozido, tocar na parte inferior do pão. Um pão completamente cozido fará um som oco. Se o pão não estiver bem cozido, colocar novamente no forno e deixar cozer por mais minutos.
Numa taça misture a farinha de centeio e farinha de trigo com o sal, as sementes de alcaravia e água, adicione 300 ml do fermento de pão preparado com antecedência e adicione à mistura. Amassar completamente a massa e preparar para levedar.
Proceder do mesmo modo como na receita anterior, com a exceção de que o pão levedado na última fase da cozedura é cozido a 160 ºC por apenas 30 em vez de 35 minutos.
Dia 1 - Começar o fermentoIngredientes: 300 g farinha de centeio para pão, 300 ml água
Colocar a farinha de centeio para pão na taça até à marca “100” e adicionar água morna até à marca “200”. Misturar muito bem, cobrir o prato com Tampas de silicone flexíveis 4FOOD ou com película aderente e deixar o fermento ativar durante 24 horas à temperatura ambiente.
Adicionar mais 100 g de farinha de centeio para pão na taça com o fermento e despeje 100 ml adicionais de água morna, misturar, tapar e deixar o fermento ativar por mais 24 horas à temperatura ambiente.
Pegar em metade do fermento preparado e colocar no frigorífico num recipiente fechado para poder usá-lo mais tarde para a preparação de outro pão. O fermento guardado no frigorífico dura pelo menos 7 dias sem ser alimentado.
Os fermentos guardados podem ser usados pouco a pouco ao longo do tempo para assar vários pães caseiros. Mesmo uma pequena quantidade de fermento (2 colheres de sopa) é suficiente para o multiplicar rapidamente.
Colocar a farinha de centeio para pão na taça para a preparação de fermento até à marca “150” (aprox. 150 g), colocar água morna até a marca “300” (aprox. 150 ml) e adicionar 2 colheres de sopa de fermento previamente deixado de parte. Misturar muito bem, cobrir o prato com a Tampas de silicone flexíveis ou película aderente e deixar ativar o fermento durante pelo menos 12 horas à temperatura ambiente. O fermento pode ser usado depois de 12 horas para preparar a massa e assar mais um pão caseiro.
Conselho útil: Quando fizer pão caseiro com ou sem fermento, pode antes de deixar a massa crescer, adicionar à mistura sementes de girassol, abóbora, sementes de sésamo, linhaça, nozes, trigo partido descascado, tomates secos finamente cortados, azeitonas, etc.
O pão caseiro é uma excelente opção para quem procura um estilo de vida mais saudável e saboroso. Além de ser nutritivo e sem conservantes adicionados, o pão feito em casa proporciona uma experiência culinária gratificante e oferece-lhe a oportunidade de se conectar com o prazer de cozinhar. Com um pouco de prática, poderá fazer pães deliciosos para a sua família e amigos!
Lembre-se que fazer pão em casa é um processo que exige prática e paciência! Não desanime se os primeiros resultados não forem perfeitos!
Aproveite assim e conheça já todos os produtos que selecionamos para si no site da Tescoma e comece hoje a sua jornada pelo mundo do pão.