Por ser dos utensílios de cozinha mais utilizados no dia a dia, em todas as casas existe pelo menos uma frigideira.
Veja algumas curiosidades e dicas que podem ajudar na escolha da frigideira, bem como na limpeza e manutenção deste produto.
1. Compatibilidade com placas de fogão
Existem diferentes tipos de placas de fogão: gás, elétrica, vitrocerâmica e indução. Antes de comprar a frigideira, verifique como é constituída a sua placa de fogão e qual a compatibilidade da frigideira no manual de instruções.
2. Dúvidas comuns sobre o antiaderente
2.1 O antiaderente das frigideiras Tescoma contém PFOA?
O revestimento antiaderente das frigideiras Tescoma é fabricado em PTFE e é livre de PFOA e PFOS. Os produtos Tescoma são produzidos com materiais próprios para entrar em contacto com alimentos, de acordo com o Regulamento n.º 1935/2004 do Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia.
2.2 O antiaderente Tescoma é seguro?
Sim, o PTFE não é prejudicial à saúde, sendo frequentemente utilizado para outros fins nomeadamente equipamentos cirúrgicos. No entanto, deve mantê-lo nas suas perfeitas condições seguindo as recomendações apresentadas nos livros de instruções. Caso danifique o antiaderente da frigideira, não recomendamos a sua utilização.
2.3 Qual é durabilidade do antiaderente?
A duração do revestimento antiaderente pode variar consoante o manuseamento do mesmo e o número de utilizações.
3. Cuidados ao cozinhar com frigideiras antiaderentes
Para conservar o antiaderente da frigideira, deverá seguir as seguintes normas ao cozinhar:
- Antes da primeira utilização deverá untar o antiaderente com gordura. Se ao longo da sua utilização detetar que esta camada de gordura está a desaparecer, deverá repetir este processo;
- Não utilizar utensílios de metal ou objetos afiados, nem cortar alimentos diretamente na frigideira;
- Não aquecer uma frigideira vazia;
- Não cozinhar a temperaturas elevadas;
- Escolher sempre um disco de tamanho apropriado ao diâmetro da frigideira;
- Ao cozinhar a gás ajustar sempre a chama para que apenas esteja em contacto com o fundo da frigideira e não com os lados;
- Quando terminar de cozinhar, não deixar a frigideira sob uma placa de fogão ainda quente. Ou, não deverá colocar a frigideira ainda quente numa superfície fria.
4. Limpeza e Manutenção
- Antes de lavar a frigideira, deixe arrefecê-la completamente;
- Se a frigideira estiver muito suja, deverá optar por deixá-la de molho com água morna;
- Não deverá colocar água fria na frigideira ainda quente para evitar choques térmicos. Caso contrário, a frigideira irá sofrer deformações na base, tornando-a instável. Estes danos não são um defeito e, portanto, não podem ser reclamados;
- Antes de lavar uma frigideira na máquina de lavar louça, deverá consultar o manual de instruções da própria. No entanto, para prolongar a vida útil da mesma, recomendamos a limitação do número de lavagens na máquina;
- Ao lavar na máquina deverá dar preferência a detergentes suaves como líquido ou gel;
- Sempre que lavar a frigideira na máquina da louça deverá untá-la novamente;
- Não utilizar esfregões nem detergentes abrasivos na limpeza;
- Se surgirem manchas na base derivadas do sobreaquecimento da frigideira, recomendamos a utilização do Produto de limpeza p/ tachos e panelas de aço inoxidável ProfiMATE 500 ml, Aloe vera. No entanto, estas manchas não afetam a utilização da frigideira e como tal não podem ser reclamadas;
- Guarde as frigideiras sem que toquem umas nas outras. Como muitas vezes há falta de espaço na cozinha, é necessário empilhar as frigideiras umas em cima das outras. Para evitar riscos ou mossas, utilize Protetores de frigideira PRESTO entre elas ou use o Suporte para Frigideiras FlexiSPACE para, de forma organizada, guardar até 5 frigideiras.
4. Frigideiras que vão ao forno
Uma das vantagens de alguns modelos de frigideiras é a possibilidade de poderem ir ao forno, sem necessitar de sujar mais um utensílio de cozinha.
Pode usar a linha de frigideiras PRESIDENT ou GrandCHEF que podem ir ao forno diretamente ou, então, utilizar a linha SmartCLICK, em que é possível retirar o cabo.
5. Quais são os diferentes tipos de frigideira que existem?
Para além das frigideiras tradicionais, existem outras com funções bem específicas.
- Frigideiras Tradicionais. Facilmente é reconhecida. Pode ser de diferentes tamanhos e é ligeiramente curvada no rebordo.
- Frigideiras Dupla. Esta frigideira é excelente para cozinhar tortilhas, omeletas e vegetais. Como o próprio nome indica, são duas frigideiras que se fecham numa só, permitindo a cozedura rápida dos dois lados.
- Frigideiras Wok. É usada sobretudo na cozinha oriental. São perfeitas para fritar carnes e legumes em pedaços pela profundidade que possuem.
- Frigideiras para Panquecas e ovos. Frigideira com divisórias para elaborar facilmente panquecas e ovos.
- Frigideiras para Crepes. Uma frigideira com rebordo baixo e cabo ergonómico para facilmente virar os crepes.
- Frigideiras 2 pegas. Utilizadas normalmente para cozinhar em grandes quantidades. As frigideiras de duas pegas da Tescoma possuem pegas largas em aço inoxidável e, por isso, podem ir ao forno!