Quantidade de água
Este ficou maravilhoso e deixo esta nota em relação ao que partilhei anteriormente. Talvez por utilizar peito de frango do campo, que é um pouco menos tenro do que o frango de aviário comum, adiciono o dobro da quantidade de água e um facto é que ficou muito mais tenro.
Tempo e temperatura de cozedura
O fiambre deve cozer por 2 horas entre 75 e 85ºC (está devidamente indicado no termómetro). Tenho uma panela em que, com o nível de água certo, e o bico menor do fogão no mínimo, mantém essa temperatura controlada. É importante que não coza demais, e, esta parte também tenho conseguido controlar cada vez melhor.
Ingredientes
- 1 kg de peito de frango do campo – limpo
- 20-25 g sal dos marinho moído
- 1 colher de sobremesa de Xarope de ácer ou mel
- 2 dl água
- 1 colher de sopa de uma boa mostarda
Aromáticas picadas a gosto
- Cortar a carne em pedaços de aprox. 1-2 cm.
- Misturar todos os ingredientes, misturar e triturar num robot de cozinha.
- Colocar na máquina, pressionar a pega de vácuo, fechar e deixar repousar no frigorífico por 48 h.
- Colocar num tacho com água, de modo a que esta chega aproximadamente 1cm abaixo do termómetro. E deixar cozer por 2 horas entre 75 e 85ºC (está devidamente indicado no termómetro).
Dicas
- Se picarem a carne devem obtêm um efeito mais homogéneo, se a deixarem mais grosseira ficará um fiambre tipo rústico
- Se usarem sal de cura, obterão aquela cor rosa forçada pelos nitritos. Prefiro evitar.
- Podem fazer meia receita, o procedimento será igual, sendo que se utilizam metade dos ingredientes mas com procedimento igual.
- Validade garantida de 3 dias no frigorífico devidamente acondicionado (eu deixo até 5 dias e sem problema) ou congelar até 6 meses
Márcia Patrício - Temperos da Argas Paleo
Com paixão pela cozinha, pelos seus temperos e sabores, o cuidado pela sustentabilidade e a busca por uma alimentação cada vez mais saudável, Márcia Patrício partilha as suas experiências e produtos recomendados com ênfase na alimentação para toda a família!
Blog | Facebook